Uma foto 360 graus é antes de tudo uma imagem que simula a visão de todos os ângulos de um ambiente, ou seja, em cima, embaixo, à direita, à esquerda e cria uma sensação de profundidade quando o recurso de zoom é ativado. Em outras palavras ela é imersiva, interativa e com o uso de óculos de Realidade Virtual (VR) traz uma experiência visual imbatível.
Em geral, é feita por câmeras 360º, que possuem duas ou mais lentes por dentro. Elas são responsáveis por realizar disparos de imagens simultaneamente. E o grande diferencial dessas máquinas, em relação aos modelos tradicionais, são as lentes do tipo grande angular, que têm maior campo de visão. A mágica acontece depois de capturadas separadamente, pois as imagens são “costuradas” através de software e transformam-se em um cenário único em 360º.
Apesar de existir há vários anos e ser popularizada pelo Google Street View e posteriormente em 2007 no Google Maps, hoje em dia, esse tipo de fotografia ganhou um status importantíssimo, devido chegada do Metaverso, que em suma é um ambiente de navegação e interatividade na Internet, que tem como um dos principais alicerces o recurso de Realidade Virtual.
Vale destacar ainda, que por sua condição inerente a foto 360º tem um poder muito mais contemplativo do que uma foto tradicional, gerando um alto índice de Dwell Time (tempo de permanência que um visitante fica num site) um fator fundamental para ter uma ótima posição no ranking de sites de pesquisas como o Google e outros.
Como se não bastassem todas essas vantagens, uma das características mais impressionantes que a foto 360º possui é sua capacidade de gerar efeitos especiais alucinantes, como, por exemplos, o Little Planet (Planetinha), Free Capture (Captura Livre), Bola de Cristal, Fractais e tantas outras formas estéticas incríveis.
Outros pontos vantajosos são as ferramentas imersivas de sucessos comprovados produzidas com esse tipo de foto: Tour Virtuais 360º no Google Maps e Tour Virtuais 360º complexos e recheados de recursos interativos para divulgação e apresentação de empresas, aliado ao fato de que elas podem ser publicadas em todas as Redes Sociais famosas que oferecerem uma alta demanda de público e consumidores em potenciais como o Youtube, Facebook, Instagram, e etc.
Confira abaixo alguns exemplos de sucesso
FOTO 360º FACEBOOK